SC reforça ações para aumentar ótimos índices de alfabetização
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM
Neste Dia Mundial da Alfabetização, o Governo de Santa Catarina reforça seu compromisso em manter e melhorar a qualidade da alfabetização no estado. A Secretaria de Estado da Educação (SED) fomenta projetos e ações que promovem a inclusão e o acesso igualitário à educação para todos os cidadãos, desde a infância até a vida adulta.
Uma dessas ações é a construção da Política de Alfabetização do Território Catarinense, que iniciou em 2023, com a realização de dois seminários presenciais, em Fraiburgo e Lages. A iniciativa contou com a participação de representantes de diversas instituições como União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), universidades, professores alfabetizadores e outros.
O Governo de Santa Catarina tem investido continuamente em políticas públicas voltadas para a educação básica, proporcionando recursos e apoio tanto para crianças quanto para adultos que não tiveram a oportunidade de se alfabetizar anteriormente. O Estado tem a oferta contínua de turmas de alfabetização dentro dos 40 Centros de Jovens e Adultos (Cejas), 149 unidades descentralizadas, 52 unidades prisionais, 14 unidades socioeducativas e 15 comunidades quilombolas.
Além disso, Santa Catarina é o estado com a menor taxa de analfabetismo do país, segundo dados do último Censo Demográfico, realizado em 2022. “Ser o Estado com menor taxa de analfabetismo do Brasil é algo que nos orgulha muito, mas não nos deixa acomodados. É um pedido do nosso governador Jorginho Mello investirmos em cada vez mais iniciativas desde o início da vida escolar, como temos feito, para que os índices melhorem ainda mais”, destaca o secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon.