5 séries de 2024 para usar na redação do Enem
Construir repertório para a redação do Enem é uma atividade constante na vida de quem está se preparando para o exame. Isso pode ser feito de várias formas, como acompanhar noticiários e também por meio de livros. Uma ótima sugestão também é usar séries que abordam diversos temas sociais.
Por isso, o Lá vem o Enem preparou uma lista com cinco seriados, lançados em 2024, que podem fundamentar argumentos sobre diferentes eixos possíveis para a redação deste ano.
Bebê Rena
Bebê Rena ocupa o topo da nossa lista de indicações. A série da Netflix foi lançada em abril e se tornou um dos assuntos mais comentados do mundo. A produção conta a história de um comediante frustrado, que foi abusado sexualmente, e passa a ser perseguido por uma mulher, que se torna uma verdadeira stalker.
O seriado rende discussões sobre stalking, doenças mentais e como homens adultos que são vítimas de violência sexual reagem a esse tipo de crime.
Cidade de Deus: A Luta Não Para
A segunda indicação do Lá vem o Enem é a continuação de um sucesso do cinema nos anos 2000. A série “Cidade de Deus: A Luta Não Para”, disponível na Max, a produção retrata o impacto dos conflitos entre policiais, traficantes e milicianos na vida dos moradores de uma comunidade do Rio de Janeiro.
Os episódios podem basear argumentos sobre o sistema prisional brasileiro, tráfico de drogas, violência e conflitos entre traficantes e policiais.
Fallout
Baseada no videogame e disponível no Prime Video, Fallout retrata uma realidade alternativa onde, após a Segunda Guerra Mundial, o avanço tecnológico gerou um apocalipse nuclear. Duzentos anos depois, os mais ricos que conseguiram fugir para abrigos subterrâneos luxuosos são forçados a deixá-los e enfrentar uma realidade violenta onde a radiação é apenas uma das ameaças.
O seriado é uma boa pedida para contextualizar situações de desigualdade social e escassez de recursos.
Pachinko
A série Pachinko acompanha a história da jovem Sunja que sai da Coreia e se muda para o Japão, onde tenta uma vida mais confortável. Mas enquanto tenta construir o melhor possível para seus filhos, ela é obrigada a enfrentar o racismo e a xenofobia.
O seriado pode ajudar com argumentos sobre emigração, imigração e discriminação de cor e raça. Os episódios estão disponíveis na Apple TV+.
Avatar: Último Mestre do Ar
Um dos maiores lançamentos da Netflix em 2024, “Avatar: Último Mestre do Ar” conta a história de Aang, um menino de apenas 12 anos que descobre ser a nova encarnação de Avatar, que é o mestre responsável por garantir o equilíbrio entre os quatro elementos: água, terra, fogo e ar.
Esses grupos têm cidadãos comuns e também os “dobradores”, que são os que possuem habilidades de dominar um dos elementos. Os episódios tomam forma quando a Nação do Fogo dá início a uma guerra contra as demais nações a fim do controle do mundo.
A série pode fundamentar discussões sobre colonialismo e meio ambiente.
Bônus
“Toda Luz que Não Podemos Ver” mostra a história de Marie-Laure e do pai dela, que fogem da ocupação alemã em Paris. Os dois carregam um diamante e tentam protegê-lo dos nazistas. Durante os episódios, são perseguidos por um oficial alemão e se refugiam em Saint-Malo, onde vivem com um tio envolvido em transmissões clandestinas para a resistência.
A série, de 2023, serve como auxílio para debates sobre nazismo e capacitismo, já que a protagonista é uma jovem cega.
Quer ter acesso a mais conteúdos que podem te ajudar a se dar bem no Enem e conseguir a tão sonhada vaga na universidade? Fica de olho no Lá Vem o Enem, que tem material gratuito, em várias plataformas, focado em facilitar a vida de quem tá se preparando para o exame.