Corredor Ecológico Papagaios-da-Serra: IMA e Fundação Certi coordenam oficinas com atores regionais

Representantes de entidades ligadas ao meio ambiente, ao desenvolvimento territorial e à pesquisa científica participaram, nesta semana, de oficinas técnicas nos municípios de São Joaquim e Lages sobre a implantação do Corredor Ecológico Papagaios-da-Serra.

As atividades são uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) com a consultoria da Fundação Certi, entidade contratada para articular a criação e implantação do corredor ecológico no âmbito do projeto “Pró-Espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas”.

O gerente de Bionegócios do IMA, Francisco da Silva Filho, explica o objetivo da implantação do corredor ecológico para incentivo à manutenção das espécies:

SONORA

A implantação do corredor ecológico não gera restrições ambientais para além daquelas já estabelecidas na legislação geral, mas promove, por meio da articulação de vários atores, políticas de gestão territorial que visem a preservação.

Nas oficinas, o principal objetivo foi discutir tecnicamente o território que deve ser abrangido pelo Corredor Ecológico Papagaios-da-Serra. A estimativa é que áreas de 12 municípios da Serra Catarinense sejam abrangidas pela proposta.