Estações elevatórias da Casan recebem artes em grafite para chamar atenção para a responsabilidade conjunta com o saneamento
A primeira intervenção artística foi produzido em novembro, na Estação Elevatória de Esgotos de Jurerê – Fotos: Trato pela Costa Norte
Com o trabalho de seu programa Trato pela Costa Norte, executado em Florianópolis, a Companhia de Águas e Saneamento (Casan) promove nesta sexta-feira, 27, e no sábado, 28, artes em grafite em suas unidades.
As novas intervenções artísticas serão realizadas em três estações elevatórias de esgoto, equipamentos do Sistema de Esgotamento Sanitário responsáveis pelo bombeamento para o tratamento.
Os grafites serão produzidos em uma elevatória de Ingleses e uma em Jurerê (endereços abaixo. No sábado está prevista pintura de mais uma elevatória de esgoto e de bocas de lobo, na região da Lagoinha.
Mesmo não sendo equipamentos operados pela Casan, mas pela Prefeitura, as bocas de lobo, que fazem parte da rede de drenagem, receberão a arte para chamar atenção sobre seu papel na balneabilidade. Como levam a água da chuva para o mar ou rios, as bocas de lobo e outros equipamentos que fazem parte das redes de drenagem não podem receber ligações de esgoto.
Ao todo o Programa Trato pela Costa Norte vai produzir dez grafites com foco em temas marinhos, culturais e relacionados ao meio ambiente, espalhados por ruas estratégicas. O primeiro foi produzido pela artista Jess Degolei em novembro, na Estação Elevatória de Esgotos de Jurerê, na Avenida dos Búzios, 3299.
Arte que conecta ao meio ambiente
Com desenhos inspirados na fauna e flora marinhas, como golfinhos, tartarugas, siris e a frase “O mar começa aqui”, os grafites em bocas de lobo têm o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do saneamento e da conservação ambiental.
As artes nas Estações Elevatórias também prometem encantar, retratando cenas como uma noite estrelada com luar e barquinhos, além de elementos naturais como areia do mar, conchas e pássaros marinhos, como o socó.
O mural já finalizado na Elevatória de Jurerê é um exemplo de como essas intervenções artísticas buscam sensibilizar moradores e turistas para o cuidado com o meio ambiente, destacando ainda a relevância do saneamento básico para a qualidade de vida e a sustentabilidade.
“São ações que reforçam o compromisso da Casan com a valorização da cultura local, a saúde pública e a proteção do ambiental. Por meio do grafite, o Trato pela Costa Norte busca sensibilizar a população para a responsabilidade conjunta que temos com o saneamento”, explica o gestor do programa Trato pela Costa Norte, Francisco Pimentel, engenheiro sanitarista da Casan.
Este ano o Trato pela Costa Norte vistoriou 3.184 imóveis, com identificação de irregularidades em 2. 433 (76,42%). Com esse trabalho, mais de 90 milhões de litros de esgoto deixaram de ser descartados no ambiente (aproximadamente o volume de 6.607 caminhões limpa-fossa).
As ações dos Tratos pelo Saneamento da CASAN associam fiscalização, orientação técnica gratuita e educação ambiental. Este ano o trabalho foi desenvolvido em Florianópolis (Trato pela Costa Norte), São José (Trato pelo Araújo), Laguna (Trato por Laguna), Criciúma (Trato por Criciúma) e Chapecó (Trato pelo São José).
Serviço:
- O quê: Grafite em Estações Elevatórias de Esgoto
- Quando: Sexta-feira (27/12), a partir de 9h
- Onde: – Estação Elevatória de Esgoto na Estrada Dom João Becker, 251, em frente à Farmácia Super Popular (Ingleses)
– Estação Elevatória de Esgoto na Rodovia Tertuliano Brito Xavier, próximo ao restaurante Tradicional Jurerê, 3727 (Jurerê)
O que: Grafite em Estação Elevatória de Esgoto
Quando: Sábado (28/12), a partir de 9h
Onde: – Estação Elevatória de Esgoto na Estrada Jornalista Jaime de Arruma Ramos, em frente ao n⁰ 1544 (Lagoinha)
– Bocas de lobo em frente ao prédio Angra da Lagoinha, na Estrada Jornalista Jaime de Arruma Ramos n⁰ 1579 (Lagoinha)