Guardas conduzem proprietário de oficina por desacato após fiscalização de trânsito – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Guardas municipais do Grupamento Especial de Trânsito (GET) conduziram para delegacia, após desacato, o proprietário de uma oficina de automóveis localizada em Rocha Miranda, na Zona Norte, durante uma ação de fiscalização de trânsito, na terça-feira (1/4). Os guardas foram até o local atendendo a uma solicitação da Central 1746 e encontraram 15 veículos e uma motocicleta estacionados na calçada.
Durante a fiscalização, o proprietário da oficina chegou ao local e começou a desacatar os guardas e até insinuou que os agentes estariam pedindo propina. O homem ainda acionou a Polícia Militar. Os policiais militares deram apoio aos GMs na condução do suspeito até a 40ª DP (Honório Gurgel), onde a ocorrência foi registrada.
As solicitações para coerção do estacionamento irregular estão ente os principais chamados para a GM-Rio na Central 1746. Neste ano, os guardas municipais já aplicaram mais de 56 mil multas por estacionamento irregular. E no ano de 2024 foram 198.098 autos de infração registrados.
A infração, prevista no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), possui mais de 20 tipificações, como o estacionamento sobre calçada, na contramão de direção, em vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, em local proibido, entre outras. Além de ser uma infração de trânsito, o estacionamento irregular prejudica a mobilidade urbana e pode provocar acidentes graves.