Prefeitura atuará no combate ao tráfico e exploração sexual de crianças e adolescentes

Segurança

Prefeitura atuará no combate ao tráfico e exploração sexual de crianças e adolescentes

18/08/2023 | 21:00 | 91

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-JP), está inserida nas ações de combate ao tráfico de pessoas e exploração sexual de crianças e de adolescentes no Estado da Paraíba. Nesse sentido, o secretário Daniel Rodrigues participou de uma reunião conduzida pelo secretário de Gestão Governamental do Município, Diego Tavares, ao lado do secretário executivo de Turismo, Luiz Júnior, nesta sexta-feira (18), para traçar objetivos e metas de atuação, oportunidade em que foram apresentados pontos para efetivação de projetos e esforços no sentido de tornar a capital paraibana cada vez mais segura.

Durante o encontro, foi anunciada a realização de um curso de treinamento contra o tráfico e exploração sexual de crianças e adolescentes para aperfeiçoar os profissionais envolvidos nas ações em Direitos Humanos, desenvolvimento de habilidades no trabalho em equipe, para coibir atuação de gangues no recrutamento de pessoas para a prática dos crimes. Essas ações serão desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado e agências nacionais e internacionais.

O primeiro curso será ministrado nos dias 18 e 19 de setembro, a ser ministrado em parceria com a Homeland Security Investigations, uma das instituições internacionais envolvidas nessas ações. O curso deverá ter a participação de profissionais da rede hoteleira e turística que atuam direta ou indiretamente com o público geral que circula nos equipamentos hoteleiros. Serão treinados gerentes, administradores, chefs de cozinha, garçons, maitres, recepcionistas e serviços gerais.

Esses profissionais aprenderão como identificar, interpretar e buscar soluções para o combate do tráfico de pessoas e exploração sexual, por meio do comportamento dos suspeitos durante a sua permanência em equipamentos hoteleiros e turísticos. Todos receberão noções básicas de Direitos Humanos, como discursos universais, com ênfase nas violações de direitos humanos. O foco principal do treinamento é a efetividade das investigações, da proibição e do combate ao tráfico de pessoas na Paraíba.

O trabalho envolverá ainda, em diversas etapas, instituições internacionais. Além da HSI – Homeland Security Investigations, O.U.R. – Operation Underground Railroad, a UNODC – United Nations Office on Drugs and Crime, Comissão Especial de Defesa da Criança e do Adolescente, Apae, Gaeco, Ministério Público da Paraíba, Ministério Público Federal, Polícias Civil, Militar e Federal, entre outros.

admin