Prefeitura alerta os responsáveis por pessoas acamadas sobre a atualização da vacinação

Idoso protegido

Prefeitura alerta os responsáveis por pessoas acamadas sobre a atualização da vacinação

23/11/2023 | 16:30 | 27

Alguns compromissos não podem ser esquecidos. É o caso do calendário de vacinação. Para as pessoas acamadas a atenção é diferenciada e não menos importante. Os responsáveis por pessoas acamadas, restritas ao leito devem observar a programação de vacina anual para garantir e manter a prevenção em dia.  

Além das vacinas que fazem parte do calendário de rotina (hepatite B, difteria e tétano, febre amarela atenuada e tríplice viral), a população com idade acima de 60 anos em condições clínicas especiais (acamados ou moradores de lar de idosos), deve tomar a pneumocócica 23-valente. A dose única imuniza contra meningite, sepse pneumonias, sinusite, otite e bronquite. São recomendadas também as vacinas de campanha, que protegem contra Covid-19 e Influenza.  

“As equipes que atuam nas Unidades de Saúde da Família devem ser o primeiro contato da família ou responsável do idoso ou da pessoa acamado. O usuário pode solicitar uma visita de um profissional de saúde, que vai atender e agendar a visita para garantir a vacinação e ainda, se houver necessidade, fazer outros encaminhamentos necessários para garantir o cuidado integral desse paciente”, informou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa. “Temos também as equipes do Serviço de Atenção Domiciliar, que atende os usuários já cadastrados”, completou.  

Em João Pessoa, todas as salas de vacinas seguem promovendo a busca ativa e garantindo uma assistência integral e humanizada a toda população nesta sexta-feira (24). A atualização da caderneta pode ser feita nas unidades de saúde da família, Policlínicas Municipais e o Centro de Imunização, no bairro da torre, de acordo com os horários de funcionamento de cada serviço.  

A Prefeitura dispõe também de três pontos extras localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e no Shopping Tambiá, que agora também conta com um ponto fixo, funcionando das 12h às 20h. Ambos com a administração de todas as vacinas, que fazem parte do calendário de rotina e das campanhas ativas, facilitando a vida do usuário que não pode ir até um serviço de saúde durante o horário comercial.  

Contra Covid-19 – As crianças a partir de seis meses de idade, que iniciaram o esquema vacinal devem tomar a segunda dose com 30 dias e a terceira dose com 60 dias, com imunizantes Pfizer-BioNTech baby.   Já a vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.  

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.  

Documentação – Para ter acesso as vacina, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, além do Cartão SUS, que é um documento oficial do usuário aos serviços de saúde.  

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito. É necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.  

Locais de vacinação em João Pessoa nesta sexta-feira (24): 

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto  

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)  

Home Center Ferreira Costa

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 8h às 16h (sábado)  

Shopping Sul

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 10h às 16h (sábado)  

Shopping Tambiá

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira) 9h às 16h (sábado)  

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp) Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)  

admin